Helena Tannure - Chá das Quatro - Mulheres ensinando Mulheres

Helena Tannure - Chá das Quatro - Mulheres ensinando Mulheres Começou mais um xad das 4 o programa da mulher Cristã brasileira E hoje nós vamos falar sobre discipulado e a importante tarefa de acompanhar mulheres em suas jornadas de fé Então fique ligadinha que Chad das 4 já está no ar hoje com a Isa co e Simone Lacerda no estúdio Obrigada meninas mais uma vez estamos juntas aí né prazer nosso né Simone Eu que agradeço est com vocês vamos falar de discipulado sobre.

Helena Tannure - Chá das Quatro - Mulheres ensinando Mulheres

Discipulado vocês que sabem muito bem o que que é isso lidam com mulheres a is agora tem um rebanho tão pequeno né is muita mulher para cuidar e a gente vai conhecer a nossa quarta integrante de hoje vamos lá Lívia Daniele é pastora na Igreja Batista da Lagoinha há 6 anos atuando hoje no Legacy no Pastoreio e discipulado de moças formou em Teologia e pedagogia E é pós-graduada em psicopedagogia hoje Livia é uma das.

Apresentadoras do programa GC online aqui na Rede Super seja bem-vinda Lívia obrigada gente muito feliz por estar aqui e poder falar desse assunto que eu amo tanto sim discipulado gente foi a ordem que Jesus deixou pra gente né ID de por todo mundo faz discípulos batizando-os em nome do pai do filho e do Espírito Santo e a gente sabe que fazer discípulo não é entregar um folheto evangelístico né não.

É uma uma coisa assim eu vou lá bato meu meu ponto meu cartão faço o que eu tenho que fazer e pronto vou viver minha vida não o discipulado fala de caminhar junto de compartilhar a vida de compartilhar períodos ensinamentos é uma troca também porque a medida que você tá Caminhando com alguém sempre o seu aluno né O discípulo é o aluno e o aluno tem sempre algo para nos acrescentar e nos ensinar também e eu sei que bom nós temos quatro pastoras aqui no no no estúdio né A.

Simone é pastora a Isa é pastora a Lívia é pastora e como é que como é que fica essa história de acompanhar mulheres especificamente né porque eu acho que todas nós aqui Estamos ligadas ao ao Pastoreio de mulheres né como que faz como como é que isso se dá na vida prática acompanhar uma mulher ser ajudadora de uma mulher ser professora de uma mulher ser exemplo para uma mulher que que tem um potencial incrível.

Mas muitas ainda não descobriram muitas estão na na sua no início da sua caminhada de fé qual a importância disso gente é primeiro de tudo nós precisamos ser discípulas de Jesus né então porque não tem como você discipular se você também não recebe isso de Cristo e também de uma irmã madura na fé que te ajuda que te acompanha que te ajuda mesmo a seguir né Essa caminhada Eu lembro que quando eu vim pra Lagoinha foi quando eu comecei a ser discipulada gente a minha vida mudou e eu sirvo na.

Igreja desde 11 anos de idade era uma criança cuidando de outras criança Mas foi assim exponencial a forma que Deus trabalhou no meu Caráter no meu crescimento espiritual quando alguém começou a caminhar comigo então isso é muito importante porque quando a gente gente ali aprende de uma irmã madura na fé né porque aqui a gente tá falando discipulado de mulheres que mulher acompanha mulher né Isso é o sensato a ser feito então a gente ali nesse momento da gente tá amadurecendo e crescendo a gente também precisa dessa.

Responsabilidade bom eu ainda não não estou né plena porque ninguém é obra pronta né mas Cristo está trabalhando em nós e enquanto o senhor tá trabalhando em mim tem uma irmã na fé me ajudando também uma pastora uma Líder né madura também eu também também tem essa responsabilidade de acompanhar outra moça né outra mulher que também precisa andar nesse lugar de discipulado porque é discipulado é isso é levar a pessoa à.

Fonte que é Jesus né e precisamos sim de ter essa conduta de ter esse comportamento esse caráter sendo ali cada dia mais né a imagem de Cristo porque não tem eu não quero produzir alguém baseado em mim mesmo eu preciso da Graça de Deus da Misericórdia de Deus então é levar a pessoa aquela mulher à fonte que é Jesus e ela ser cada vez mais parecida com Cristo assim como eu também tô buscando isso essa fala da.

Lívia eu acho que é fundamental pra gente conversar sobre isso porque a gente vê hoje muitas pessoas que exercem uma liderança às vezes manipuladora e às vezes as ovelhas não conseguem nem perceber isso uma forma boa de você perceber é isso Você tá mais parecido com Jesus ou você tá mais parecido com a sua discipuladora né porque e eu não tenho que fazer pessoas parecidas comigo eu posso discipular mas o discipular é eu fazer pessoas parecidas contribuir né.

Porque eu não vou fazer não é não sou eu eu contribuí na formação na caminhada daquela pessoa para ela ser aquilo que Deus quer que ela seja e ela mais parecida com Jesus então tem e alguns movimentos que a gente percebe né Aonde a pessoa com quem ela vai namorar com quem que ela vai casar o que que ela vai exercer na igreja e aí eu eu realmente não acredito nesse tipo de disp na verdade isso não é um discipulado Isso é uma manipulação né mas que às vezes a gente vê esse tipo de nome né como de.

Discipulado Então acho que já é importante a gente até cruzar essa linha para já definir isso aqui né Uhum e nossos primeiros discípulos são nossos filhos né e eu falo que com eles a gente aprende muito por quê Porque eu vejo na minha casa com meus filhos Eu tenho uma de 12 e um de 10 é como que eu consigo enxergar o dom de cada um como eles são diferentes eu consigo ver o que que cada um tem para oferecer né A estter minha filha ela é muito ela gosta muito de presentear ela gosta muito de cuidar eh o stevan já tem um outro tipo de Dom.

    Então isso já é uma prática é a gente praticar o discipulado para você

    Entender quando você for discipular mulheres você precisa entender também Qual que é o dom de cada uma e ajudar a pessoa naquele Dom naquilo que ela tem para oferecer não essa questão de impor né Outra coisa fazer is pessoa né é tomar decisões pela pessoa e na em casa é um lugar muito bom pra gente poder praticar né sim sem dúvida nenhuma É porque tem aquela questão da prestação de contas né Só que essa prestação de contas tem que tomar um cuidado porque.

    Ela é a respeito da palavra uhum né de você viver uma vida na palavra Então esse prestar conta não é o que que eu vou comer o que que eu vou fazer onde se eu vou comprar a casa ou não vou comprar a casa se eu vou é porque tem gente que usa discipulado inclusive para isso tem mulheres que falam assim não mas eu não sou discipulado eu falo querida o que que é discipulado para você né é eu realmente ser um guru porque tem gente que quer que você faça isso né todas todas as respostas tome as.

    Decisões e tá bem distante e para no final das contas ter alguém para culpar né você tira a autoresponsabilidade de jogo para julga o que que que você como minha discipuladora você acha que eu devo namorar Fulano você acha que eu devo comprar aquele fazer aqu fechar aquele negócio você acha que eu devo estudar tal coisa né perguntas são muito frequentes deu errada pessa deu errada comess sua exatamente gente diso não é discipulado Eu acho que isso fica bem traçado aqui né quando a gente tá discipulando uma pessoa a gente Está.

    Apresentando Jesus a ela né e a gente está fazendo dele o principal modelo mas pra gente deixar essa conversa ainda mais consistente nós vamos chamar uma mulher para essa conversa né hoje nós temos a querida teóloga Carol Baso Ei Carol gente tudo bem Tudo bem minha querida e você tudo joia prazer est com vocês viu Já tô amando a conversa aqui ai que bom Carol a gente sabe que Carol voltou caiu a sua imagem Mas você voltou.

    Graças a Deus Carol você que que lida com discipulado também com ensino né É É a sua área você também conhece pessoas de denominações muito diferentes pessoas desse corpo de Cristo tão diverso né algum alguns adent também você tem ciência deles né e tal qual que é o maior desafio para um discipulado consistente e frutífero olha eu acho que vocês já tocaram em assuntos assim em poucos.

    Minutos em assuntos importantíssimos e essa questão do Cuidado Com a manipulação o discipulado na palavra eh eu tava lembrando de Mateus né O Livro de Mateus onde fala sobre eh discipular né batizando discipulando as nações batizando em nome do pai do filho do Espírito Santo eh em Mateus tem um termo chamado ensinando a obedecer né Eu gosto muito de definir discipulado dessa forma ensinando a obedecer e a obedecer o quê a palavra de Deus então hoje Helena eu enxergo o discipulado muito assim como um processo que a gente envolve palavra espírito e comunhão né a gente tá como.

    Como a Lívia falou a falou a gente tá discipulando a pessoa não para nós não para ser parecido com a gente mas é ser parecido com Jesus e onde que a gente vê Jesus ou a vontade de Deus revelada é na Bíblia e não é a gente que produz isso é o Espírito Santo mas ao mesmo tempo acontece com a gente né porque é ser humano é olho no olho a gente não tá falando de pregação no púlpito a gente tá falando de um discipulado Tete a Tete né Olho no Olho conversa isso implica comunhão compartilhar de vida então eu acho que hoje eh em termos do Brasil e.

    Do mundo Enquanto vocês falavam até de manipul ação eu lembrei eh eu sou professora de história da igreja né então acabo lembrando de eventos do Passado no século XX teve um movimento de discipulado que iniciou na Argentina e Estados Unidos e eles tinham a história linda assim sabe era um aspecto da igreja que não tava sendo muito desenvolvido Às vezes a gente é muito da pregação mas não é muito do discipulado e eles desenvolveram isso e foi super legal só que acabou chegando num extremo de manipulação eh de questões até psicológicas muitas pessoas que passaram.

    Por esse movimento nos Estados Unidos especificamente tiveram que ir para psicólogo então a gente vê aí esse desafio né então colocando esses três pontos eu acho que a gente tem desafios nesses três pontos na questão da palavra de estar sentado na palavra na vontade de Deus revelada eh Crendo na obra do Espírito Santo porque não dá para discipular Bod né a gente discipula ovelha a pessoa não for convertida não dá néam e a questão da comunhão né do nosso doar de vida a gente que é líder a gente gasta um tempo discipulado gasta né Uhum a a Lívia trouxe um ponto bacana.

    Pra gente logo que a gente começou a conversa porque ela falou bom para eu discipular alguém Eu também preciso ser

    Discipulada né E é claro que a gente coloca sempre na no no mais alto cargo disso tudo o Cristo Jesus é o nosso é o nosso mestre né primeiro é e mas é tão importante a gente ter essa esse Tete a Tete nós que somos mulheres né mulheres aconselhando mulheres porque a gente conhece esse universo a cabeça o jeito que a gente funciona os desafios de sermos filhas de sermos profissionais.

    Irmãs pras casadas de serem casadas terem um marido terem filhos né e tal eh eh e a Lívia falou sobre isso sobre essa importância de prestar contas né E de de de ter alguém aqui quem você rasgar quando eu vejo falar de prestar contas eu falo rasgar o coração né uma mulher mais velha do que eu onde eu possa confessar minhas vulnerabilidades onde ela pode orar comigo ela pode me aconselhar às vezes em situações que ela já venceu e tal eh e e e às vezes nas.

    Nossas igrejas Muitas delas hoje muito grandes né Eh as pessoas às vezes ou outras pessoas fragilizadas pela por ter tido o seu pecado exposto a gente também sabe dessas dessas inconveniências que já aconteceram né dessas tragédias que já aconteceram eh como que a gente pode identificar Carol uma pessoa que tem um potencial de ser essa pessoa que nos escuta que a quem a gente pode abrir o coração eh uma pessoa que pode orar com a gente porque às vezes as pessoas me.

    Procuram sabe Carol eh por por por mensagem por Direct pessoas com as quais Eu não convivo de perto e elas querem que eu seja a discipuladora delas né Eu não acho adequado isso por quê Porque eu não sei a realidade que ela tá inserida eu não sei como é que é o tipo de pastoreio que ela recebe do pastor da igreja dela eu não posso eh me levantar para de repente levantar o motim entendeu não Helena tanuri me disse para fazer sabe como então assim eu eu falo.

    Não minha irmã você tem que procurar uma mulher madura na fé que você já contemplou os frutos da vida dela que que está na sua comunidade de fé para que você né esteja com ela é esse é o caminho ou você tem alguma dica a mais para dar pra gente Carol eu creio que esse é o caminho mesmo é uma pessoa mais madura na fé né E que esteja próximo de você essa questão da proximidade o evangelho para mim Helena tem eu sei que o mundo online Tá bombando né eu vendo curso na internet eu tô na internet muita gente também me procura lá no Instagram e tal mas a gente tem que.

    Entender que o evangelho ele é encarnado né Jesus encarnou Jesus pessoa né carne e osso e a gente precisa desse aspecto da troca eu nunca esqueci um amigo meu uma vez o Guilherme de Carvalho falou assim Deus nunca vai eh tem coisas que Deus nunca vai te dar sozinho no seu quarto que ele deu para outro irmão e você vai ter que ir buscar nele sim né isso isso é que é ser igreja Então para mim discipulado é parte do que é ser igreja então envolve sim igreja local Eu não creio em um discipulado online assim.

    Sabe a distância eu creio Talvez uma mentoria que seria em coisas mais do ministério sabe de de Dom de de trabalho vamos dizer assim Mas a questão do discipulado que envolve nossa vida nosso dia a dia como que a gente tá vivendo o evangelho na prática precisa de uma proximidade maior Uhum Então assim num mundo ideal numa igreja ideal seria uma mulher procurar uma mulher mais madura uhum na fé aí eu tenho um alerta também que acho que foi um pouquinho do que a Lívia falou a gente também não é perfeita sim né a gente tem falhas tem.

    Áreas da nossa vida que Deus tá trabalhando ainda então não é que eu vou procurar uma mulher perfeita encontar é não vai vai ser é ilusão você não conhecer essa mulher direito né Eu falo isso Helena só um testemunho rápido porque eu tenho uma certa visibilidade na internet então é comum pessoas virem congregar aqui e como eu tenho uma posição de líder as pessoas querem quererem ser discipulados Por mim sim né porque acaba que elas eu eu acabo sendo mais visível mas na igreja local tem tesouros escondidos eu falo isso sempre.

    Tem mulheres na minha igreja que são mais maduras do que eu em outras áreas né então às vezes vem irmã que tem filho adolescente eu não tenho filho adolescente mas tem irmã que não aparece no Instagram tem irmã que não vende curso que não é teóloga mas é uma mulher de Deus exatamente sensacional Então a gente tem que tá Alerta isso isso mesmo a o fruto que a gente vê na vida das pessoas comuns né e isso é tão maravilhoso e e é eu acho que é a maior riqueza da igreja né porque essas pessoas estão aí elas não são elas não estão em evidência.

    Vamos dizer assim e são verdadeiros tesouros escondidos a gente tem que ter o bom o bom olho para descobrir um diamante que você pensa que é um carvão Mas é uma pedra preciosíssima né Sim e eu diria até assim Helena tem que ter fé no processo sabe sim ter fé que Deus usa vasos de barro Exatamente é desse jeito eu creio que sua discipuladora precisa ser convertida precisa ser uma mulher de Deus de verdade e ter um nível de maturidade acima do seu né aqui na nossa.

    Congregação a gente fala que quando a pessoa tem um nível de maturidade igual ao seu a gente chama de amizades espirituais né vai ser seu companheiro de jornada A discípula tá um pouco mais acima não precisa ser muitão mas precisa estar um pouco mais acima né E ter fé no processo Porque às vezes a gente eu o que eu vejo hoje Helena tá que me aparece aqui É muita gente procurando gente perfeita Aham isso não existe tem que ser uma super teóloga não às vezes não sensacional foi ótimo tudo que você colocou Carol Obrigado pela sua participação lindona que Deus abençoi.

    Muito você e logo logo você sua aluna tá bom um beijo PR você beijo tchau tchau abraço gente tchau tchau gente para você que tá assistindo a Carol e você não conhecia Carol Bazo ela é uma teóloga e ela tem curso muito ricos na internet é por isso que eu falei com ela que eu tô toda para me tornar aluna dela ela fala sobre a história da igreja muito interessante o curso e também como vencer a procrastinação Então procura a Carol nas redes sociais e quem sabe ela vai levar respostas aí pra sua vida mas gente isso que a Carol falou foi sensacional mas a.

    Gente vai comentar isso que ela falou depois do intervalo então não sai daí é o tempo de um chazinho e daqui a pouco a gente continua comentando o que a Carol trouxe pra gente estamos de volta no chá das 4ro falando sobre o discipulado né de mulheres bom no último bloco A gente acabou com a Carol Bazo levantando pra gente eu perguntei para ela eh que pessoa que tem o potencial para ser uma discipuladora né e ela colocou com maestria aí a gente buscar pessoas que estejam que sejam mais velhas mais.

    Maduras na fé né E que já tem uma vivência a mais do que a gente que essa pessoa tem alguma coisa para nos acrescentar né para nos exortar ela ela falou uma coisa legal lá na comunidade deles quem é tá mais ou menos no mesmo nível de você de maturidade é um amigo espiritual vamos dizer uma pessoa com a qual também Você pode abrir o coração mas sabendo que você tá com uma pessoa hom Brando com ela né e uma outra pessoa mais velha é é uma conselheira mesmo uma pessoa qu você pode prestar contas que você vai.

    Saber que aquela pessoa não vai expor a sua nudez não vai sair fof and com as pessoas sobre a sua vida não vai abrir para pessoas coisas que você confidencia a ela né Isso são características fundamentais e principalmente a característica principalmente que ame ao Senhor e obedeça ao Senhor porque ela também colocou outra coisa né o o significado de ensinar a obedecer né obedecer a quem ao senhor né então para você ensinar a obedecer ao Senhor você também tem que obedecer ao senhor né E.

    Aí nos Bastidores aqui a Simone falou assim Helen Helen nada que nada que é dito no no no bastidor ficará impune não aqui a gente fala tudo fala tudo nada oculto que não ven ser revelado bom mas é porque ela falou assim é Helena mas não tá tão fácil de achar essas pessoas na igreja não e eu falei assim será Simone ou será que a gente não tem observação ou não D chance para uma pessoa porque o que que acontece de uma maneira muito comum vou tomar como meu exemplo Tá bom eu tenho.

    55 anos e eu também Busco Uma discipuladora Eu também busco uma mulher mais velha do que eu mais com mais vivência em Deus do que eu para eu também prestar contas para eu compartilhar minhas angústias para eu dividir minhas dúvidas né ou simplesmente para falar eu já sei a resposta disso mas eu preciso de alguém para orar comigo eu preciso de ser ajudado em ora você ora comigo eu posso me encontrar com você e uma vez por.

    Semana ou tomar um café ou se né você liga eu posso te ligar pra gente orar juntos enfim né ter essa pessoa eu busco essa pessoa então eu vou buscar essa pessoa dentro da minha faixa acima da minha faixa etária entendeu então eu vou buscar acima da minha faixa etária tá isso é um critério outro critério uma mulher que seja temente ao senhor a mulher tem mente ao senhor não sai fofocando se ela fofoca sobre sobre outra pessoa com você é ela vai fofocar de você com outra pessoa então se você observa um pouco a vida da pessoa você.

    Vai vendo se ela já venceu naquilo ela é capaz de guardar segredos né o comentário que ela faz sobre a vida de alguém porque a gente faz comentário sobre a vida de alguém mas esse comentário é depreciativo é calunioso é expõe uma nudez porque eu posso por exemplo falar sobre a Isa Ah eu tava com a Isa e tal tal tal aía trouxe essa dúvida para mim assim assim eu não tô falando mal dela eu tô comentando alguma coisa que nós vivemos juntos juntas alguma coisa que nós observamos juntas agora quando fala assim você sabia o que.

    Que aconteceu com o Fulano você sabia que ela fez isso e isso e isso não sabia não ah é porque ninguém sabe mas eu vou contar para você orar gente cuidado com esse tipo de comentário entendeu vai contar para orar nada tá usando tá querendo espiritualizar a fofoca né então esse tipo de coisa vai emitindo pra gente uma mensagem de que aquela pessoa não sabe guardar um segredo Porque se ela tá revelando o segredo de outra pessoa para mim ela não é apta para guardar segredo se ela tá compartilhando rasgar do coração uma confissão de pecado para mim ela não é.

    Apta para para ouvir confissão de Pecados né enfim isso já reduz um pouco mais o grupo né a outra coisa que a gente falou não tem que ser uma pessoa famosa não tem que ser uma pessoa em evidência e não tem que ser uma pessoa perfeita entendeu que foi O que foi o que a a Carol também trouxe pra gente Às vezes as pessoas idealizam fulana já sai da cama Orando em línguas ao meio-dia ela profetiza gente cara real perfeito é o mestre de.

    Todos nós Jesus ele é perfeito ele é o alvo e a ele que nós estamos perseguindo ele é realmente incomparável mas seres humanos cada um tá lidando com a sua realidade sim e é importante analisar assim porque a maturidade na fé às vezes não é porque a pessoa é mais de idade que ela é madura na fé verdade tem isso também então eu acho que a maturidade da fé a gente tem que avaliar pela palavra mesmo né ó Quais que são os frutos que essa pessoa vive ela vive o fruto do espírito porque eh resultado de Dom Jesus falou né no final muitos vão.

    Expulsar demônio vão curar enfermo Jesus falou n te conhece então assim maturidade na fé tem a ver com a a vida no espírito onde produz o fruto do espírito Uhum Então Cristo o Espírito Santo em nós né Cristo em nós produz esse fruto Então tá se a pessoa tem o fruto do espírito ela é amável ela é fiel ela é paciente né então Então isso é sim uma pessoa que eu posso dizer Poxa é uma pessoa que caminha no Fruto não é perfeita porque eu também não sou ninguém é só Jesus né E se a gente tivesse pleno né perfeito Jesus já tinha.

    Levado a gente corpo glorificado mas não então isso é uma das coisas muito importantes da gente observar porque Quantas eu já fui algumas vezes decepcionada por uma pessoa que eu achei que era madura na fé e não era entendeu então à tinha idade mas não tinha maturidade às vezes Tinha assim uma experiência de vida mas eh mas a experiência de vida não transforma a nossa vida é verdade quem transforma é a palavra Então assim por mais que a experiência que cada um de nós temos e isso é uma coisa pra gente conversar porque às vezes no discipulado O que que.

    A gente faz a gente conta a nossa vida muitas vezes e tudo bem se é uma vida que é um testemunho em Cristo tá tudo certo só que a gente tem que tomar cuidado para não fazer da nossa vida um padrão pro outro né olha faz isso porque deu certo para mim is namora com esse tipo de gente que esse tipo de gente funciona ah compra esse tipo de coisa porque isso vai ser bom para você então assim aí nesse nesse caso se enquadra o que você disse no princípio eu tô faz eu tô querendo fazer discípulos para mim né Eu estou me fazendo o maior modelo isso.

    Não é adequado eu acho mais ou menos Então vou vou criar gente igual a mim para ficar mais fácil não é não não é então eu acho que o fruto do espírito é uma coisa muito importante pra gente verificar na vida da da nossa futura possível discipuladora sabe sim mas também a maturidade experiência é importante mas ela não eh faz o evangelho na nossa vida acontecer né Essa fala da Alia é interessante porque assim eh eu tenho certeza por exemplo Lívia não é uma mulher casada Uhum mas eu.

    Tenho certeza que a Lívia tem condição de aconselhar uma mulher casada uma mulher casada porque ela vai orientar de acordo com a palavra de Deus ela não vai eh talvez orientar de acordo com a experiência isso ela não tem mas ela tem a palavra de Deus né e é uma mulher que eu sei que quando casar vai ter os seus desafios e as suas experiências para compartilhar mas eu sei que o senhor já tem te dado Sabedoria para lidar com esses assuntos então a gente não pode basear também só na experiência e na.

    Idade né porque eu acho que que que isso é importante Tem situações específicas que talvez se alguém for perguntar para ela de casamento ela vai falar olha sobre isso eu não posso te falar mas eu posso teum falar sobre isso isso aquilo o que a palavra diz sobre isso ti uma experiência dessa por exemplo uma pessoa mais velha que me procura acontece sim aí eu posso falar olha sobre isso que você tá falando eu ainda não passei Mas biblicamente eu posso te orientar nisso nisso e nisso né nisso a gente também vai perceber na maturidade.

    Espiritual da pessoa na busca do conhecimento que eu acho que também eh muitas pessoas por buscar o conhecimento elas aprendem sim e outras pessoas às vezes TM uma idade maior mais avançada mas não buscam o conhecimento elas não renovam a mente que é o que a Bíblia fala para você transformar pela renovação da sua mente que vem através da palavra agora por exemplo eu tô vivendo Às vezes tem um discipulador que ele ele é um referencial para você você presta conta para ele né e tal agora também acontecem os episódios de discipulado o que que o que que eu penso.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bB5npL3UxLo

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem